Plataforma de doação

Modificado em Qua, 18 Ago, 2021 na (o) 5:22 PM

O que é a página de doação?

página de doação é realmente o que o nome diz, uma plataforma específica para auxiliar a pessoa a realizar uma doação sem nenhuma complicação. Nela, o doador insere os seus dados e efetiva o pagamento da ajuda na mesma hora, sendo rápido, prático e muito simples.

Com essa plataforma, o seu público pode realizar a doação conforme preferir, seja com boleto bancário, cartão de crédito ou débito e outras formas. Essa página é implementada no site da sua organização e pode ser totalmente editada a partir das suas necessidade, possibilitando a inserção de mensagens, fotografias e campos personalizados, a fim de deixar o visual o mais adequado possível para uma boa experiência.

A página de doação não precisa ser utilizada apenas com o propósito de angariar doações monetárias, mas também para voluntariado, cadastro em réguas de relacionamento por e-mail, doação de objetos que a sua organização esteja precisando para a realização de um evento, cadastro para eventos e qualquer outra necessidade prioritária da sua OSC

Como a página de doação pode ajudar a minha organização?

Essa ferramenta ajuda você a fornecer uma experiência incrível de doação ao seu público e impacta-los de maneira positiva desde o momento e que começam a ajudar a sua organização. A facilidade e velocidade em realizar a doação ajudam as pessoas a decidir rapidamente pela doação.

Além disso, a sua administração em relação aos pagamentos e doadores ficará muito melhor com os relatórios avançados e possibilidade de exportação de dados. Você também pode realizar testes para ver qual o visual que mais funciona e leva a pessoa para a doação, enviar mensagens para os doadores, como boas-vindas, aniversário e outros (Baixe a nossa régua de relacionamento e entenda melhor).

Dessa forma, o uso da página de doação pode trazer benefícios grandes para obter melhores resultados de doação, aumentar a sua captação e auxiliar na administração dos doadores, com a ideia de reter essas pessoas para que continuem ajudando por um bom tempo.

Como enviar e-mails e SMS podem ajudar a reter doadores?

No mesmo estudo citado acima, descobrimos que apenas 28% dos doadores brasileiros recebem alguma mensagem referente às doações que realizam. Isso é preocupante. Vamos te explicar de uma forma um pouco mais didática:

Imagine que você acabou de realizar uma doação para uma organização. Você dispõe dos seus dados completos, adiciona o seu cartão e se sente bem fazendo parte de uma equipe que está batalhando pela mesma causa que você defende. Porém, a partir disso, você não recebe mais nenhuma informação sobre a OSC, ficando sem saber se o seu pagamento foi efetivado, se o cartão foi validado ou como está conseguindo ajudar na luta. Você se manteria doando para essa OSC por quanto tempo?

Agora vejamos pelo lado da organização. Quantos doadores são perdidos por conta de cartões que não foram aceitos, pagamentos não validados, boletos não pagos e outros empecilhos? Esses são desafios que podem ser vencidos com simples mensagens que avisam sobre o cartão, falam que o boleto está perto de vencer e outras coisas. Isso é basicamente se comunicar com o doador e demonstrar que você se importa com ele.

Outros dois fatores que são muito importantes de serem destacados é que a página de doação possui o certificado de segurança e instant payment, o que passa maior credibilidade e deixa o doador sem medo de utilizar seus dados e realiza a validação no mesmo instante. Muitas organizações não fazem o uso disso e acabam perdendo o público por conta do medo de ter seus dados roubados e demora do processo de doação.

Veja mais sobre a presença digital e saiba como ela pode ajudar você a melhorar a sua comunicação com o público e criar estratégias que gerem resultados melhores na captação.

Doação recorrente

Sabemos o quão desafiante é conquistar novos doadores, por isso você precisa elevar seus esforços em manter aqueles que você já tem. Uma dessas estratégias já se aplica no momento da primeira doação, onde você deve oferecer a opção de doação recorrente, que consiste na pessoa aceitar um contrato de doar por um tempo maior do que apenas uma vez.

Você precisa fazer as contas do quanto um doador custa para você e fazer com que ele doe, pelo menos, o tempo suficiente para se pagar. Suponhamos que você gaste cerca de R$ 200 para conquistar um novo doador e pede, no mínimo, R$ 50 para ele. O seu objetivo é manter esse novo doador por pelo menos 4 meses, para que você não tenha prejuízo.

Isso parece meio óbvio, mas acredite, 36% das organizações brasileiras ainda não oferecem esse formato aos doadores. Saiba mais sobre estratégias para manter doadores neste webinar que fizemos sobre o tema.

Se você gostou dessa publicação e acredita que ela esclareceu algumas das suas dúvidas, não deixe de compartilhar e continuar acompanhando nosso blog. Se inscreva na nossa Newsletter para receber no seu e-mail as novidades que tivermos por aqui. Nosso próximo post da série sobre página de doação será sobre como fazer com que ela chegue em mais pessoas, não perca!


Saiba mais sobre a criação de paginas conhecendo os nossos layouts  layouts (clique no ícone abaixo)






Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo